Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Layers: manipulando via código (programação autolisp)

Boa noite


     Irei falar nas próximas postagens sobre um assunto relativamente simples, mas que dá muito trabalho à compreensão aos programadores iniciantes em Auto-Lisp: a manipulação da janela de layers (camadas). Inicialmente neste artigo, irei falar sobre a operação "Criar um layer". Nas postagens seguintes irei abordar as ações: "Setar um layer"; "Ligar um (ou mais) layer"; e "Desligar um (ou mais) layer", "Congelar / Descongelar um layer" - usando a linguagem autolisp, é claro. Ainda irei dar uma dica sobre o operador "*" junto a valores strings.
     Para início, é importante ter-se alguns entendimentos básicos de autocad sobre o assunto:
        > O layer padrão de todo arquivo é o "0". Para a construção de blocos, é útil que todo o traçado do elemento seja feito neste layer, pois ele sendo um bloco em outro arquivo, o mesmo automaticamente assumirá os valores do layer em que foi inserido;
        > Por defalt, o autocad apresentará uma "janela" para gerenciamento de layers. No autolisp, será utilizado o modo texto (prompt).  
     Bom... chega de enrolação e vamos a luta: criando um layer:


     - O primeiro passo é entender o simulador de prompt "command". É bem simples: o command irá transformar sua linha de código numa operação no cad via teclado, como se fosse um "emulador". Vejam o Exemplo:

    ;...
     (setq POINT1 "0,0,0")             ; define o 1º ponto              
    (setq POINT2 "10,10,0")         ; define o 2º ponto  
    (command  "line" POINT1 POINT "" 


;    O comando "command" emula o "prompt" do autocad. A partir daí procedemos como se estivéssemos desenhando no autocad via teclado, só que com os passos encadeados entre os parenteses. Reparem que para fechar o comando  foi usado  "" (aspas dupla).  Na linha 'command', "" (aspas dupla) corresponde a tecla ENTER. 

      - Para criar um layer, então chamaremos o gerenciador de camadas do autocad pelo modo prompt (e não no modo window, como a versão de instalação default). Para isso, usaremos o comando "command", agora com o mesmo entendido. Para criarmos um layer, devemos ter em mente: o nome deste novo layer, a cor do mesmo "emulador". Vamos a um Exemplo:


(command "layer" "m" "TESTE1" "c" "red" "" "")      


;   No exemplo, "m" é a chamada de prompt para Make, "TESTE1" é o nome do layer que está sendo criado, "c" é a chamada para Color, e "red" é a cor definida para o layer.


       - Podemos usar código para definir uma cor:


(command "layer" "m" "TESTE2" "c" "10" "" ""


Na próxima postagem iremos ver como manipular mais propriedades dos layers (camadas).


Até mais


Lucas Cezar 

Nenhum comentário:

Postar um comentário